Como limpar e lubrificar rolamentos

Vídeo produzido pela Inlinewarehouse que ensina como limpar e lubrificar rolamentos com blindagem de borracha e de metal.

Vídeo que ensina como limpar e lubrificar rolamentos da Bones, que têm blindagem de nylon.

32 respostas a Como limpar e lubrificar rolamentos

  1. Alisson Cleiton disse:

    Opa Law, primeiro quer lhe parabenizar pelo blog é muito bom e útil para quem quer iniciar a patinação. Law, tenho um patins da marca/modelo: Patins Bel Sports Pro Adult Rollers In Line .. Estou precisando comprar novas rodas para o mesmo. Você poderia me indicar um modelo de roda que tenha resistência e velocidade para este patins?

    Aguardo retorno,

  2. tha disse:

    Oi Law, tenho um Rollerblade Activa 90 W e limpei hj pela primeira vez (comprei há 3 meses). Eu limpei usando um pano um pouco úmido e outro seco , lubrifiquei com o spray de WD-40. Qdo tva limpando a útima roda me dei conta que a roda girava mais macio antes e resolvi olhar aqui no blog a maneira correta de limpar. Justamente o WD-40 que ele diz pra nao usar… mas é o óleo mais famoso… Outra coisa que lembrei só depois, é que uma vez ouvi falar que se usa pó de grafite para a sujeira não grudar… Enfim, to confusa e com medo de ter feito alguma coisa q prejudique os rolamentos. O que devo fazer????

    • Law disse:

      Oi Tha,

      O WD-40 é muito popular no Brasil, muitos patinadores usam. Porém, os fabricantes de rolamentos no exterior não recomendam. A alegação é de que na hora em que é aplicado, o produto apresenta o efeito desejado, mas ao longo do tempo apresenta característica corrosiva, prejudicando os rolamentos, ou seja, nas primeiras vezes gera um bom resultado, porém diminui a vida útil dos rolamentos. O que você pode fazer:

      1. Compre uma graxa com teflon, desenvolvida pela Finish Line para a Powerslide, adequada para lubrificar rolamentos. Esta graxa pode ser encontrada no Brasil, na Rolling Sports. Eu compro deles. Como o produto não aparece no site da loja, sugiro que peça por telefone: (11) 3061-5965

      Veja o produto no site do fabricante:

      Finish Line (clique aqui).

      Obs.: no site aparece uma versão voltada para rolamentos de bikes. É o mesmo produto.

      2. Limpe os rolamentos com um produto adequado como, por exemplo, os que aparecem no vídeo acima. Você pode encontrá-los nos site da Skates.com e da Inlinewarehouse.com, entre outros.

      3. Lubrifique novamente com a graxa com teflon.

      O fato de você ter lubrificado uma vez com WD-40 não significa necessariamente que os rolamentos serão danificados. Apenas não recomendo que continue usando este óleo.

  3. juliusantos disse:

    E aí Law, blz?

    Tenho um Traxart Black, abec 5. Estou voltando a andar agora e só estou andando em quadras de cimento. Ouvi você dizendo em suas respostas que o abec 7 é superior ao 5. Minha finalidade é andar no asfalto mesmo. Minha roda é 56mm de acordo com o site.

    - Vou precisar dessa chave (http://abre.ai/lBp) pra fazer a manutenção dos meus rolamentos?

    - Você me aconselha comprar esses rolamentos (http://abre.ai/lBr) pra colocar no meu black?

    - Minhas rodinhas é 90A. Posso colocar umas mais macias né? Já que quero pular algumas coisinhas durante o percurso no asfalto!

    Muito obrigado Law. Seu blog tá bom demais cara. Muitas respostas que não achei dando uma googlada! rs ;)

    • Law disse:

      Oi juliusantos,

      Vamos lá!

      - Sim, você vai precisar de uma chave como aquela para remover e limpar os rolamentos.

      - Não conheço estes rolamentos, mas a marca é respeitada. Pode comprar!

      - Sim, você pode colocar rodas mais macias, mas não muito macias. Como as rodas para street são pequenas, se tiverem muita aderência, o patins ficará lento.

      ABs!

      • juliusantos disse:

        Entendi Law, valeu!

        Sobre a ultima resposta, acima de quanto você me aconselha? Acima de 80A, 85A?

        • juliusantos disse:

          Opa, esqueci de colocar outra coisa … minhas rodas são 56mm, posso colocar maiores? O que você me aconselha?

          Caso a informação ajude, ando em cimento e asfalto!

          Obrigado Law!

        • Law disse:

          Oi Juliu,

          Se você quer uma rodinha mais macia, acho melhor acima de 85A. 80 A é macia demais para rodas de street. O patins vai ficar muito “preso”. Cada fabricante trabalha com durometers específicos. A Undercover, por exemplo, possui rodas de 88A e 90A.

          Quanto ao tamanho das rodas, não sei se a base do Black permite o uso de rodinhas maiores. Verifique com a Traxart.

  4. Patricia disse:

    Oi Law,

    Descobri seu blog hoje, pra minha sorte! Pratico slalom há cerca de 2 meses em asfalto por falta de lugar apropriado para treino, por isso sofro constantamente com a sujeira de terra e pedras que entram nos patins, e como iniciante não faço idéia de como limpar, estava “quebrando um galho” com o famoso óleo Singer que todos falam, mas já percebi que ele não resolve por muito tempo. Amanhã vou procurar pelo lubrificante que vc indicou nos comentários anteriores, porém ainda estou na dúvida quanto ao produto para limpeza, a tal água raz ou gasolina resolvem? Ou preciso comprar algum produto específico? Procurei no site da inlinewarehouse e só encontrei kits de limpeza, sem nomes dos produtos para que eu possa procurar em minha cidade =\

    Parabéns pelo blog! Ele é ótimo mesmo, eu não tinha nem idéia que rolamentos blindados podiam ser abertos, já ia jogar tudo fora e gastar em novos! xD

    • Law disse:

      Oi Patrícia,

      Você não vai encontrar os produtos da Inlinewarehouse no Brasil. Se quiser comprá-los, terá que ser online com cartão de crédito internacional.

      Aqui no Brasil, muita gente usa gasolina e outros solventes, mas os fabricantes de rolamentos não os recomendam. Eles alegam que gasolina, água raz, etc, com o tempo, danificam os rolamentos! Por isso, prefiro comprar os produtos específicos na Inlinewarehouse.

  5. EmersonOdilon disse:

    E aí Law, blz?

    Primeiramente Parabéns pelo seu blog, com certeza é o melhor blog sobre patins!!!

    Comprei um Rollerblade Twister 80 le, ele é sensacional, primeiro patins que comprei, e to muito feliz com ele, mas to na duvida, faz 1 mês que comprei, e na minha cidade não tem muitos lugares lisos pra se andar, então ando no asfalto… será que preciso limpar os rolamentos logo? quando vou saber a hora de limpar?

    vi que você tem um RB10, como você limpa eles? como no primeiro video acima? ate agora só inverti as rodas de lugares e lados pelo desgaste, e nem tentei tirar algum rolamento… to bem na duvida, agradeço pela atenção! Abraço!

    • Law disse:

      Oi Emerson,

      Eu limpo os rolamentos como mostra o segundo vídeo. O momento de limpar depende do uso que você faz. Quando o desempenho do giro das rodas diminuir ou quando estiver fazendo algum barulho diferente do ruído original, é hora de limpar os rolamentos.

  6. adrinosca disse:

    Olá Law, eu e minha esposa queremos iniciar na patinação, e vimos as seguintes marcas.

    feminino
    BladeRunner Pro 80, Rolling star (traxart), Fila glx

    Masculino
    Roller Blade zetrablade, Manhattan (traxart), Fila glx

    O que vc nos sugere?

    • Law disse:

      Oi Adriano,

      Todos são modelos básicos. Se você puder investir em modelos com base de alumínio, melhor! Uma sugestão é Rollerblade Spark 84 W para sua esposa e o Rollerblade Fusion 84 para você.

      Caso prefira um dos modelos que você sugeriu, opte pelo Fila Glx, o Roller Blade zetrablade ou o BladeRunner Pro 80. A divisão entre masculino e feminino nestes modelos eu acho pouco relevante. Na verdade, é mais uma questão de marketing dos fabricantes em função das cores e design.

  7. Ricardo Melo disse:

    Olá Law!

    Estou com um Fila Master 12 Lady, e não consigo tirar os rolamentos para limpar. Parece que eles não possuem espaçador, a parte interna é uma peça contínua. Comprei ele usado, então não tenho manual nem as ferramentas adequadas. Tenho uma chave allen de um outro patins, mas essa não extrai.

    Grato!

  8. Lazzaro disse:

    Law, os rolamento do meu patins são blindados com metal, não consigo tirar a capinha pra limpar, é realmente necessário tirar?

  9. apariz disse:

    Olá Law, estou utilizando a graxa teflon Finish Line me ajuda com essas dúvidas, qual a quantidade de graxa pra colocar no rolamento ? Ele parece estar rodando menos quando em vazio isso é normal correto ? quando subo no patins aparece um barulho não sei se é a capa do rolamento girando ou o espaçador pegando no fundo da rodinha, meu patins é um SEBA GTX84mm.
    Obrigado Abraço

  10. PedroFadini disse:

    E aí, Law! Beleza?

    Então, meu… Eu sou um iniciante nesse mundo de roller, recentemente comprei um roller bladerunner pro 80, em relação as rodas, queria saber que produtos você me recomenda para conserva-las e mante-las limpas e quais os cuidados que devo tomar…
    Um abraço!

  11. PedroFadini disse:

    Ah e já ia esquecendo, quanto a limpeza das rodas e dos rolamentos, de quanto em quanto tempo é necessário realizar este processo?

    • Law disse:

      Oi Pedro,

      A limpeza de rolamentos deve ser feita quando você perceber que o desempenho diminuiu. Isso vai depender do quanto você anda e da quantidade de sujeira acumulada.

      A limpeza das rodas não é obrigatória, mas eu gosto de mantê-las limpas porque detesto poeira. Então, passo lenço umedecido para bebês depois que volto da patinação.

  12. rcanzian disse:

    Oi Law, adoro seu blog e sei que uma hora vou cruzar com você por aí pra te agradecer pessoalmente.
    Mas, estou com um super dúvida. Eu consigo esses produtos aqui no Brasil? Tem nomes? Ou esse tal kit resolve e vem completo?
    Outra coisa, um rolamento novo necessita lubrificação antes do uso?

    Obrigada!

  13. kadu867 disse:

    Boa tarde Law, primeiramente parabéns pelo site. Mano comprei meu primeiro patins.
    Que é um: Oxer Freestyle – In Line / Slalom – ABEC 9

    Quando chegou tirei da caixa e experimentei ele com as rodas como vieram = 76/80/80/76, senti muita dificuldade de ficar em pé, então troquei a ordem das rodas e coloquei: 80/76/76/80, consegui mais estabilidade e ficou tranquilo. Mano o patins é muito rápido, gostei bastante. Depois de andar fui limpar as rodas então retirei as rodas e limpei. Perguntas:
    1- Devo lubrificar os rolamentos toda vez que eu utilizar?
    2- Existe algum líquido para jogar dentro dos rolamentos para limpar e tirar a poeira antes de lubrificar? Se sim Qual? Onde Comprar?
    Grato.

    • Law disse:

      Oi kadu867,

      1. Você deve limpar os rolamentos quando sentir que o desempenho está inferior ao esperado.

      Não é necessário limpar todas as vezes que utilizar, exceto se você andar em uma superfície muito molhada ou exageradamente suja.

      2. Os produtos para limpeza são mostrados no vídeo que está no topo desta página. Você pode comprar os produtos online. As lojas que eu recomendo no exterior são a Inlinewarehouse.com e a Skates.com

  14. Felipe Alcaraz disse:

    Boa tarde Law

    primeiramente parabens pelo blog, muito bom!

    conheci esses dias…andava de street uns 15 anos atras, era da epoca do tarmac…depois parei. Outro dia decidi comprar um patins e pesquisando os bons da atualidade achei seu blog…acabei comprando um fusion 84 gm pois paguei barato na dafiti, ja nao to mais na pegada do street rsrs. Qual a melhor solução para limpar os rolamentos sg9? Aproveitando…tem alguma proteção que eu possa adaptar nele? Pois no primeiro dia treinando uns slide ja destrui ele…e o que tem a dizer sobre o modelo? Paguei 1200, valeu a pena ne?

    abraço e obrigado

    • Law disse:

      Oi Felipe,

      O Fusion 84 gm é um modelo urbano muito robusto e versátil. Foi uma ótima compra. Para limpar rolamentos, costumo usar a solução Sonic Citrus à venda online no site da Inlinewarehouse. Quanto à proteção adicional, não conheço acessórios específicos para isso. Abs!

Deixe uma resposta