Entenda o que é Durometer

Um aspecto importante a ser considerado é o grau de dureza das rodas (em inglês, durometer ou hardness). Este parâmetro determina a durabilidade, capacidade de absorção de impacto e aderência à superfície. Os valores vão de 74A (uma roda super macia) a 97A (uma roda muito dura).

Quanto mais macia for a roda, maior é a aderência ao solo e a suavidade ao deslizar. No entanto, rodas muito macias se desgastam muito rapidamente, em especial em superfícies ásperas como o asfalto, e atingem velocidades menores. Ao contrário, as rodas duras oferecem menor aderência ao solo e mais velocidade. Para patinar no asfalto, nas modalidades passeio e fitness, são comuns valores entre de 84A e 88A.

Curiosidades

Para corrida, é interessante que a roda seja dura, mas não excessivamente. Valores acima de 90A têm aderência ao solo muito baixa, o que pode provocar acidentes sérios em alta velocidade. Além disso, a exemplo do que acontece na Fórmula 1, em que há pneus para chuva, na patinação de corrida, em caso de chuva, são usadas rodas mais macias que aderem mais ao solo. Rodas muito duras (acima de 90A) são usadas com frequência na modalidade agressive (street / vert), já que facilitam o deslizamento em certas manobras.

Minha preferência

Mesmo tendo um desgaste grande no asfalto, pessoalmente, prefiro rodas entre 78A e 82A. A aderência é ótima e o prazer de patinar, simplesmente, demais!!!

27 respostas a Entenda o que é Durometer

  1. heltongc disse:

    Ola, Law. Sei que é dificil de precisar o tempo de duração de uma roda devido a varios fatores. Mas como vc é conhecedor, vc poderia falar em média quanto tempo dura uma roda de 80mm 80A e 90mm 84A. Vamos dizer que numa rotina de passeios quase diarios de umas 2hrs. abrs

  2. Lauson disse:

    Oi Law como vai?

    Bom meu nome é Lauson, sou completamente leigo sobre patins e eu queria fazer um pedido pra você.

    Como eu não sei absolutamente nada eu queria pedir para que você fizesse um post sobre acessórios e a diferença entre eles e qual é o melhor desde a ”bota” (não sei como se chama) até os parafusos. (se puder colocar imagens também)

    Já ouvi falar sobre abec ou deck 5 , 6 sei lá e eu queria saber como melhorar meu patins além de entender melhor.

    Tenho um Traxart black mas eu só ando na rua aqui de casa e tipo ja ficou entediante, tem algum lugar onde o pessoal patina junto onde eu posso tentar manobras e conversar sobre o assunto? Tem algum local de encontro?

    Obrigado e desculpa pelo abuso rsrs

  3. Walquiria disse:

    Olá. boa tarde!
    por favor, me ajude!
    estou em duvida entre um street e um fitness.
    Eu usei o street e ele fica perfeito no pé. Tem uma segurança enorme, mas sei que ele é mais para manobras e tals. Mas a ideia de um patins é passeio e asfalto.
    E agora? street serve pra asfalto mesmo ou precisa ser fitness devido ao tamanho das rodas?
    Obrigada

  4. skygirl disse:

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Em segundo, gostaria de tirar umas dúvidas, se possível. Comprei um PATINS POWERSLIDE PHUZION 6 PURE 2011 , no site da kanui, pois moro no interior do Maranhão. Minha meta é voltar a patinar, em asfalto mesmo. Procurei por um que não me cansasse, não entediasse, que fosse mais veloz e suportasse bem um asfalto não tão bom. Vi em todos os sites que as rodas são de 90mm e rolamento ilq 9 (abec9), porém neste site esta como abec 5. Vi este grande detalhe depois, em letras menores, me chateou, mas já comprei. Achei que poderia ser erro ao digitar as especificações, pois o patins é muito $$$$$ R$995,00 para ter rolamento abec 5. Por favor, vc pode me dizer se o fato de ele ser 2011 pode ter este rolamento? Se fiz boa escolha pelo patins (caso seja abec9)???? Se chegar abec 5 vou devolver. Não encontrei um da rollerblade no meu número 37BRA com as especificações que eu queria ( roda de 84 a 90mm, em torno de 82A, ABEC7, leve). Só vi seu blog agora! Desde já, agradeço.

  5. heltonrangel disse:

    Bom dia , Law! Já faz mais de 2 anos que estou atrás de algumas respostas sobre slides em patins online ( DUREZA das rodas , MARCA (Hyper hyoctane ou outra), tipos de patins usados nas corridas ( downhill ), mas principalmente DUREZA DAS RODAS, ou seja, a partir de que valor é possível fazer o slide no asfalto como nesse vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=_HbAqEnvf7A
    Isso é fundamental pra quem vive descendo ladeiras!
    Há mais de 2 anos tenho perguntado, mas ninguém conseguiu me responder s
    Por favor , acho que você pode me ajudar a sanar essa dúvida , para que eu possa voltar a patinar e ter mais segurança, pois gosto muito de descer ladeiras mas nao sei frear ( slide) e por isso parei de patinar!
    obrigado

    h

    • Law disse:

      Oi heltonrangel,

      Sugiro que você volte a patinar em locais planos. Nada de ladeiras se você não sabe frear.

      Uma alternativa para patinar com segurança é o Doop 100, cujo freio funciona bem. Já testei em ladeiras moderadas. Nada muito radical.

      Veja outras respostas no outro post que você escreveu.

  6. heltonrangel disse:

    continuando, será que a roda pode ser hyper hyoctane hard como essas : http://www.amazon.com/HYOCTANE-Inline-Wheels-Racing-10-Pack/dp/B005JTITBO/ref=pd_bxgy_sg_img_y

    a partir de qual dureza é possível deslizar no asfalto ( 89A, 96A ou outra) ?
    e as marcas dos patins usados nas corridas de downhill : http://www.youtube.com/watch?v=_HbAqEnvf7A

    a maioria dos patins que vi, nao são de amarrar, mas de 3 ou 4 presilhas!
    que patins são esses?
    obrigado

    • Law disse:

      Oi heltonrangel,

      Não conheço estas rodas de perto, apenas de nome. Não posso opinar. A rodas que eu gosto mais são da marca Matter.

      Não sei qual é o durometer a partir do qual a frenagem por deslizamento lateral é mais fácil. Em tese, quanto mais duras forem as rodas, mais fácil. Por outro lado, rodas muito duras oferecem menos estabilidade, especialmente em curvas.

      O único patins de downhill que eu conheço é o da Seba.

      “a maioria dos patins que vi, nao são de amarrar, mas de 3 ou 4 presilhas!
      que patins são esses?” Me envie links. Não sei a quais patins você se refere.

      Abs :)

  7. GPC disse:

    Pode me ajudar??? Estou pesquisando patins para comprar. Vi um no mercado livre, mas gostaria de saber se ele será apropriado para andar principamente na rua, e ocasionamente em pistas de skate. Mas sou leigo no assunto e não entendo muito. Quando perguntei sobre a dureza das rodas o vendedor me informou que era 28A…

    Calço 42, e tenho preferencia pelo modelo de rodas paralelas.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563104747-antigo-patins-roller-derby-anos-80-impecavel-americano-n42-_JM

  8. ansoares disse:

    Boa tarde Law!

    Após pesquisas em alguns sites, li que os patins os Rollerblade são considerados unanimidades entre eles. Li também que os patins da Traxart são bons. Você os conhece? Já teve a experiência de rodar com um deles?

    Estou voltando a patinar e adquiri o Zephyr, da Traxart: http://www.traxart.com.br/produtos/patins/fitness-passeio/zephyr/, você teria alguma observação acerca deste patins?
    Atenciosamente,
    Alexandre

    • Law disse:

      Olá ansoares,

      Meus fabricantes preferidos são Seba, Powerslide e Rollerblade.

      O Zephyr, da Traxart, é um modelo intermediário para passeio / fitness. É melhor do que os básicos do próprio fabricante e, talvez, similar aos modelos básicos da Rollerblade.

  9. nicksonnik disse:

    Oi Law,
    Estou à procura de um patins para usar como meio de transporte alternativo, e aqui na minha cidade, Aracaju, o asfalto não é lá essas coisas, então procuro um bem resistente e com uma ótima velocidade, e não tão caro. No máximo um de 1200 R$, que não seja o Doop 100, porque não vejo muita estabilidade. Então pode me recomendar um outro?

  10. nicksonnik disse:

    O PATINS ROLLERBLADE FUSION X3 é uma boa opção???

  11. nicksonnik disse:

    tô com dúvida entre os 3. Qual lida melhor no asfalto não tão bom, e é mais veloz: imperial, fusion x3 ou twister?

Deixe uma resposta